NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, PADROEIRA DOS PESCADORES

Publicação: 02/02/2018

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é celebrado anualmente em 2 de fevereiro. A fé e a designação a Nossa Senhora dos Navegantes teve início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob mantença de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Também é conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança, e é a padroeira dos Pescadores.

Nossa Senhora dos Navegantes, protegei a todos aqueles que vivem no mar e do mar, e permita que cada dia seja mais próspero que o anterior!