Embrapa Pesca e Aquicultura publica Boletim da Pesca Artesanal no Rio Araguaia

Publicação: 20/10/2017

No último dia 17 de outubro foi disponibilizado no Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento nº 20, intitulado “Produção e sazonalidade das principais espécies capturadas pela pesca artesanal no rio Araguaia/TO”.

O documento apresenta a produção e a sazonalidade das principais espécies capturadas no médio rio Araguaia, visando principalmente subsidiar novas propostas de gestão. Os dados de produção mensal dos anos de 2013 e 2014 contemplaram 11 municípios tocantinenses às margens do Araguaia.

Apesar da fragilidade dos dados em não refletir as informações de desembarque por serem baseados em ato declaratório da produção, deve ser destacado o esforço dos autores na obtenção de tais informações que identificaram que mais de 84% da produção no período analisado é composta por Pacu (Myleus spp.), Curimatá (Prochilodus spp.), Piau (Leporinus spp.), Tucunaré (Cichla spp.), Corvina (Plagioscion spp.), Branquinha (Curimata spp.), Cachorra (Hydrolycus spp.), Piranha (Serrasalmus spp.), Acará (Cichlasoma spp.), Fidalgo (Ageneiosus brevifilis) e Avoador (Hemiodus sp).

 

A publicação pode ser acessada em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1077518