21 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DA PESCA

Publicação: 21/11/2017

O Dia Mundial da Pesca foi estabelecido em 1998 como uma oportunidade para a reflexão sobre o estado dos oceanos, peixes, pescadores e comunidades costeiras. Todos os anos, nesta data as comunidades de pescadores do mundo celebram com manifestações, reuniões, oficinas, programas culturais, exposições e shows musicais para destacar a importância da pesca.

A data visa destacar a importância para os seres humanos da água e das vidas que sustenta,  seja em rios, lagos e oceano, bem como a importância social, econômica e cultural da atividade pesqueira.

Estando passando a pesca no Brasil por um momento institucional tão complexo e todo o setor numa condição de inseguranca jurídica e de retração de investimentos, vendo a atividade tentar a sobrevivência de forma desorganizada e não estruturada, este Coletivo reforça a necessidade uma introspecção e auto-analise para um reposicionamento do setor pesqueiro e entidades afins, perante a sociedade e o Estado brasileiro e suas decorrências internacionais, evitando que situações vexaminosas como as que nos encontramos perante uma Comissão Internacional se perpetuem.

Ainda, e considerando 2017 ter sido um ano especialmente duro e cruel com muitos armadores e suas tripulações, com naufrágios e falecimentos, expressamos nossos sinceros votos de pesar e de compreensão àqueles que sofreram perdas e restrições.