CODEX ALIMENTARIUS

Publicação: 08/01/2018

Em julho, o brasileiro Guilherme Antônio da Costa Júnior foi eleito presidente do Codex Alimentarius, entidade vinculada à FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). O Codex trata dos padrões, diretrizes e recomendações para segurança, qualidade e comércio leal de alimentos entre os 188 países membros. 

Por mais de um ano, em missões internacionais, o ministro Blairo Maggi e o secretário-executivo Eumar Novacki, defenderam a candidatura de Guilherme Costa. Ele também contou com apoio de embaixadores brasileiros na Organização das Nações Unidas e na Organização Mundial do Comércio.

O trabalho de Guilherme Costa foi reconhecido por representantes dos Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, e Suíça, países em que ocorreram missões internacionais. Servidor de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ex-adido agrícola do Brasil junto à OMC, o novo presidente do Codex participou desde 2005 das delegações brasileiras nas reuniões do Comitê sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Comitê SPS) e atuou junto ao Codex Alimentarius do Brasil (CCAB) de 1992 a 2010.

Para o secretário executivo, Eumar Novacki, a presidência do Codex “é uma grande oportunidade para que o Brasil exerça seu papel de forma equilibrada, em sinergia com os países membros”.

Desde que foi eleito, Costa tem se esforçado para aumentar o nível de transparência do Codex e aproximar-se dos organismos internacionais com os quais a entidade se relaciona. Além disso, tem realizado reuniões sobre temas como inocuidade e rotulagem de alimentos e bebidas.

Leia mais:

http://www.agricultura.gov.br/noticias/brasileiro-servidor-do-mapa-foi-eleito-presidente-do-codex-alimentarius

O que é o Codex Alimentarius?

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388701/Codex+Alimentarius/10d276cf-99d0-47c1-80a5-14de564aa6d3