COVID 19 x RESPONSABILIDADE

Publicação: 09/04/2020

Em reunão virtual realizada na quarta feira dia 08 de abril, a Câmara Setorial apontou  Problemas e Sugestôes para enfrentamento das restrições que a Pandemia vem ocasionando ao Setor. 

Na nossa perspectiva, e está representada no documento consolidado, uma grande tragédia seria permitir que recursos vivos e auto-suficientes fossem pescados em situação de absoluto desconhecimento de demandas e valores ( NÃO HA MERCADO!). Alguns produtos, de altíssiomo valor e de mercados específicos de luxo e turismo, indústrias que sofrerão ainda mais severamente, e certamente  têm situação mais incerta.

O documento, Camara Setorial Pescados 08 abril 2020, apresenta tambem sugestões para enfoques emergenciais tributários, financeiros e de relações internacionais que precisam ser considerados para que pequenos, medios e grandes empreendimentos consigam superar o momento e retomar operações posteriormente.

Este Conepe tambem destacou e  a existencia de um passivo federal com  Armadores a título de Subvenções devidas ao Oleo Diesel Pesqueiro, são compromissos assumidos, orçados e pendentes que especialmente num momento deste teriam grande importancia como reforço de caixa a armadores, constituiriam cumprimento de compromissos, e aliviariam demandas setoriais por crédito.

Se há uma certeza, é que os recursos pesqueiros são BIOMASSA. e como tem defendido repetidamente este Conepe, está na BIOMASSA a verdadeira riqueza, é nela que devemos dispensar a maior atenção, em mantê-la pujante, em crescimento, reprodutiva, sustentável. A partir desta condição é que se pode estabelecer gestão social e economica, mas se desrespeitarmos a natureza, o ambiental e os estoques, nao haverá sustentação para as atividades humanas.

Adequar os períodos de pesca à esta realidade de mercado, reconsiderar limites de captura, pensar numa melhor distribuição de esforço e de frotas, trabalhar de forma colaborativa e baseada na ciência, são os caminhos que o momento nos faz reforçar, são realidades que nos estão sendo escancaradas e nos forçando a reconsiderar aspectos pessoais, comunitários, setoriais e como sociedade global. 

JUNTE-SE Á DISCUSSÃO, PROCURE CAMINHOS, IDENTIFIQUE E PARTICIPE DE REPRESENTAÇÕES, O ISOLAMENTO SUGERIDO É SÓ FÍSICO, COMPARTILHE IDEIAS E PROPOSTAS